Pesquisar este blog

Licao -1

"A única lição que pan pode ensinar a wendy é aprender a voar. A única lição que wendy pode ensinar a pan é aprender a lembrar".


Seres encantados !


31 de ago. de 2010

Queimadas.

Conheci Da Costa e Silva, poeta da minha terra de coração, aos 16 anos, quando estudava literatura piauiense e ensaiava o vestibular.

O envolvimento com as questões ambientais e a  preocupação com a preservação do rio Parnaíba  me aproximaram do estilo parnasiano do poeta.

Recitei  " a queimada ", aos 17 anos, no teatro. Foi um dos momentos mágicos  e únicos que acontecem.  Encantamento, duplamente, compartilhado pela emoção de estar ao lado da minha irmã que  também recitava  "a derrubada".

Hoje, quando passo pelo cerrado e vejo áreas de proteção ambiental devastadas pelas queimadas, nessa época do ano, entristeço e revivo a história da minha terra de origem.
  
A queimada resiste aos meus olhos como página, não virada,  amarelada pelo tempo e fuligem  que insiste em se propagar..

Queria esquecer a queimada,...calar minha voz...

Ela resiste, imperiosa contra nós e a vegetação nativa do cerrado...

Terra minha, terra vermelha,... nossa...
  
Uma espira
De fumo
No ar gira
Sem rumo ...
Essa mancha azulada
É um sinal de queimada.
E o cinéreo troféu
Do fogo, ao sabor do vento,
Vai subindo, leve e lento,
Tisnando a seda do céu.
A fumaça, que se ergue, indolente e ondulada,
Mostra ao longe o roteiro da queimada.

Paira no ambiente morno,
Asfixiando, um letárgico mormaço;
E em torno,
Curvo, lavado em luz, reverberando, o espaço
Dá-me uma nítida impressão de uma abóbada de aço,
Sob a temperatura cálida de um forno.

A atmosfera carregada
É o prenuncio da queimada.
Esfuma-se a paisagem ...
E pelos campos se manifesta
De súbito um rubor no verde da folhagem,
Que agosto amarelece e a canícula cresta,
Como se, na explosão de ignívoma voragem,
Rebentasse um vulcão no seio da floresta.
(...)

Da  Costa e Silva


Um comentário:

Claudianne disse...

Ameiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!..foi um momento único essa nossa estreia nos palcos. Beijoss

Total de visualizações de página