Pesquisar este blog

Licao -1

"A única lição que pan pode ensinar a wendy é aprender a voar. A única lição que wendy pode ensinar a pan é aprender a lembrar".


Seres encantados !


4 de ago. de 2010

Edelvais

É sempre fonte de inspiração conversar com alguém, como meu sogro.Um homem maduro e de sensibilidade apurada. Por essa razão, resolvi misturar a saudade que tenho do meu avó, à admiração pelo meu sogro com a história  e a beleza de uma flor.

Aprendi, com meu sogro, numa das nossas conversas que a flor linda, que posto, edelvais, nasce em lugares inóspidos e de difícil acesso, como os Alpes e as  montanhas da Escócia.Um lugar que eu tive o prazer de conhecer muitos anos atrás quando grávida do meu primeiro filho.

Conta a lenda :

Ela é uma flor rústica e nobre que veio das lágrimas de uma jovem virgem apaixonada. A razão de todo o seu afeto, um jovem e corajoso também apaixonado, desejou provar o amor que tinha por ela, colhendo um buquê de edelvais. Quanto mais o jovem apaixonado se aproximava dela, ao escalar as escarpas íngremes e perigosas da montanha, mais ela se afastava dele, mudando de lugar. 


Alguns lugares possuem luz própria, assim  é a Escócia, e em especial  as Highlands. Lugar de beleza exótica, lendas de cavaleiros medievais, clãns, lutas, vikings, whisky de qualidade, gente sorridente e os biscoitos amanteigados mais deliciosos do mundo. Também é um lugar de tempo instável e frio como toda Grãn Bretanha..

Imagina, uma criatura de imaginaçào fértil, nascida no início da  primavera  e emoções afloradas, num lugar como esse. Só de ver a escrita celta,  esculpida, nas diversas estações pelas quais passamos, de trem, ao longo do caminho, já era presente antecipado que começava a desembrulhar pela janela ...

Uma coisa é você ouvir uma gaita de fole tocando em algum lugar.Outra coisa é estar  pisando firme em terras escocesas e sentir a vibração e o encanto da melodia, misturada com o barulho do vento do outono e as montanhas a sua volta.Inebriante...

Estranhamente, percebi que fazia parte daquela orquestra de paisagens, sons, pessoas.Não importavam os canhões adormecidos apontados para a Inglaterra, tudo possuia uma dimensão mística,  e de paz do início ao fim.

Meu avó,era uma pessoa forte como as muralhas de um castelo medieval.Ainda que de estatura baixa e sem nenhum título de nobreza, era um rei de verdade. Possuia a força espiritual de um grande líder adocicada com a tranquilidade e a sabedoria dos antigos.

Há alguns anos atrás, ele se despediu. Foi passear nos campos elisios. E desde então muita coisa mudou. Agora,..converso com vovô, através de pensamentos e memórias de um reinado antigo.

Vovô,..gostaria que tivesse conhecido, mais de perto, alguém, que aprendi a amar, também, como um pai. Foram as  minhas escolhas da vida, o casamento,.que fizeram me aproximar do meu sogro.

Assim, como você, ele é o espírito de uma grande família.
Gostamos de conversar no deck da piscina, cercado do cheiro das flores,  do barulho da mangueira regando o jardim e a iluminação das estrelas...

Tive a honra de dançar com ele, em dois momentos significantes, ritualístico e de passagem para uma novo ciclo..No meu aniversário  de 40 anos e recentemente em Bath, compartilhando a vitória  de alguém que também amamos e ao lado de uma parte da família e amigos mais que especiais..

É uma pessoa agradável de coração, hábitos simples, grande sensibilidade musical e uma disposição física de fazer inveja a muitos.

O que esses dois homens apaixonantes tem em comum, além da fortaleza, é o amor traduzido na forma de falar, de estar próximo, de cuidar do outro,..especialmente dos netos.

São encantadores porque, também, me fazem chorar de rir de todas as formas possíveis e inusitadas, sem pressa...

 Conviver com ele é uma aventura do início ao fim. A pessoa perfeita, com quem dividi uma das nossas frutas, favoritas, bananas, a 1:30 da madrugada, na rua Lafayete, em Paris, como se fosse a fruta mais deliciosa do mundo. Programa de sogro pai e avô querido.

Sentir e saber que as crianças,usufruem do sentimento embriagador e único de poder conviver, de ouvir e rir junto com o avô,  é uma herança de sentimento e memórias para toda uma existência. É a repetição da generosidade em minha vida...

É por essa razão que edelvais, uma flor, nascida por entre as rochas, hoje, tem um significado especial.
Simboliza a pureza de sentimentos, a força e a coragem. Em alemão significa " branco nobre"

Falar do meu avó, é sentir cheiro da flor da lembraça e saudade, misturada com a emoção de presenciar o vovô Sales, e também sogro, que aos 72 anos, não perdeu a capacidade de se encantar com os pequenos prazeres da vida e continuar nos encantando, a todo instante, de forma nobre e digna de um homem, de um pai, de um sogro e de um avó.

Um bouquet de Edelvais para os dois

2 comentários:

ro salgueiro disse...

Essa florzinha está na minha memória de criança por conta de uma canção d'A Noviça Rebelde. Linda e suave. Fiquei feliz por ler sobre ela!

Wendy disse...

Quem bom Rô!.Lembro muito bem da canção..Também é memoria feliz no meu coração. beijo e obrigada pela delicadeza do carinho..

Total de visualizações de página