Pesquisar este blog

Licao -1

"A única lição que pan pode ensinar a wendy é aprender a voar. A única lição que wendy pode ensinar a pan é aprender a lembrar".


Seres encantados !


4 de dez. de 2010

Carmina Burana



Concerto de primeiro mundo, com entrada franca, promovido pelo Coro Sinfonico Comunitário da Unb e Orquestra Sinfônica, também da Unb, regido pelo talentoso maestro David Junker na Sala Villa- Lobos do Teatro Nacional..Sinto-me à vontade para falar do concerto porque  tive a oportunidade da participar, alguns anos atrás, do respectivo coro sinfônico, e conheço a seriedade do trabalho extraordinário realizado pelo talentoso regente.

São momentos como esse que nos falam do quanto podemos produzir, no Brasil,  o amor pela  estética e aplaudir a qualidade dos virtuosísimos solistas e o coro de 400 vozes que incorporaram o sentimento da melodia medieval  alemã de Carl Off.. Como o proprio compositor diria  Carmina Burana foi a celebração do triunfo do espirito humano pelo balanço holístico sexual. 

Já conhecia a obra, entretanto, fiquei extasiada com a riqueza de intrumentos e as variações  de vozes e timbres, em especial do barítono que interpretou a música com tanto sentimento. Perscrutei  silenciosamente a face e pensei  - será que ele vai segurar ? Revisitei o paraiso em cada nota, suspirei na agonia da técnica.Foi um espetáculo  sedutor  que encantou a todos .





1.O Fortuna

O fortuna
Ó fortuna

velut luna
és como a lua


statu variabilis
mutável,

semper crecis
sempre aumentas

aut decrecis.
e diminuis (...)




3.Veris leta facies

Veris leta facies
A alegre face da primavera

mundo propinatur,
Volta-se para o mundo

hiemalis acies
o rigoroso inverno

victar iam fugatur,
já foge vencido

in vestitu vario
com sua colorida vestimenta

flora principatur,
flora preside

nemorum dulcisono
docemente a floresta

que cantu celebratur. Ah !
em cantos celebra.





Estuans interius
Queimando por dentro.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página