Pesquisar este blog

Licao -1

"A única lição que pan pode ensinar a wendy é aprender a voar. A única lição que wendy pode ensinar a pan é aprender a lembrar".


Seres encantados !


15 de out. de 2010

Sinais e Símbolos






O simbolismo é algo instigante.
A retomada dos significados supera o entendimento da fé e talvez da própria ciência

Nunca tive a pretensão de ser  alguém especial.Entretanto, não significa que esteja desatenta à alguns sinais que atravessam o cotidiano e se somam à minha história.

A notícia da minha gravidez  veio pelo caminho dos antigos quando cruzou a fronteira dos sonhos...

A escultura de um grande anjo, de asas abertas, na igreja, olhando para mim, anunciava um presente há muito esperado.

Meses depois, quando  retornávamos ao Brasil, decidimos conhecer a Itália.
Além da disposição e da insegurança relativas a primeira gestação.Apontava, discretamente, uma barriga, de sete  meses.

Fugindo de qualquer história de ficção contemporânea, a Itália  conquistou-me,  pelo povo, pelo coração e  pelo ventre.
A pergunta antecipada - é un bambino ???, - era o início de trocas de amizades e espontaneidades.

Há situações que marcam  toda uma existência.
Fatos aparentemente isolados, que com um tempo, encaixam-se entre si ...

Aprendi que as coisas mais significativas acontecem quando andamos descalços pela rua do acaso.
Era uma manhã comum, como tantas outras, quando  vivenciei algo místico ao me defrontar com o manto sagrado em Turim.

Raramente exposto pela Igreja, a exposição do santo sudário só acontece de 10 em 10 anos.E lá estava ,diante de mim, dentro da  Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real. Independentemente da ciência discutir a veracidade do manto de linho que cobriu Jesus. Vê-lo foi  uma experiência profundamente espiritual.
 
O segundo, sucedeu com a entrada na Basílica de São Pedro, pela porta santa, em comemoração ao Jubileu da Igreja Católica.Nunca imaginei que a porta fosse algo tão precioso.Só depois, quando  caminhava pelo corredor de pessoas, se espremendo, descobri que a mesma é solenemente aberta de 25 em 25 anos. Atravessá-la significa ganhar indulgências de perdão por toda eternidade.

Fiquei surpresa com a descoberta e confortada,  em saber,  que a tinha atravessado sem saber o significado espiritual da porta. Do fundo do coração, acredito, que é na simplicidade do desconhecido que acontecem as melhores graças e se operam os pequenos milagres.

Entretanto, não fora a porta suntuosa que trouxe significado á minha existência. Foi a atmosfera que arrebatou-me ao sentimento de paz inigualável.O cheiro forte de incenso, impregnado, a nuvem de fumaça subindo ao infinito através da cúpula dourada, a música sacra ao fundo,..as pinturas  de cenas semi vivas no teto,..a comitiva do Papa João Paulo II, já debilitado.Pensei em silêncio - isso parece um sonho...

Afastei-me da multidão.Precisava de silencio e espaço para compreender o que estava acontecendo.Encontrei quietude ao lado de uma das colunas onde havia uma pia de água benta.Foi assim, olhando para a pietá,  que molhei as mãos e toquei o meu ventre...
Entre lágrimas,  compreendi , naquele momento, a ligação da  maternidade com o divino.
Fiquei levemente entorpecida e deixei de ouvir o burburinho a minha volta.
Fui invadida pela escuta  e o sentimento de prece.

O círculo da vida ganha novas formas...Curiosamente,..a porta santa foi solenemente fechada, pelo papa, no dia 06 de Janeiro de 2001, dia em que nosso anjo nasceu...

Independentemente do furor causado pelos escritos,controversos, os filmes do Dan Brown  são, no mínimo polêmicos. Provocam discussões acirradas porque debatem, na minha avaliação, questões relacionadas a nossa condição humana A ficção revela  parte da nossa fragilidade e dualidade enquanto pessoas.Questiona sobre verdades historicamente construídas.Vai além,..nos faz repensar, desconstruir.

Foi assim, por entre entendimentos que superam a concepção religiosa que, naturalmente, assisti  anjos e demónios com Gabriel.


De alguma forma, revisitei a cidade do Vaticano pelo enredo do santo e do profano.Explicava um pouco da simbologia da história e do contexto ao meu filho de 9 anos, que se prepara para a Primeira Eucaristia. Curioso, filhote, se aconchegou no ninho e disse:

- mamãe é verdade que vocês esteve em todos esses lugares comigo ?.O que está certo a ciência ou a religião ?..Por que eles brigam  ?...Confesso que tive receio em responder. Tenho horror a arrogância  e faço vigília constante aos excessos da  rigidez de pensamentos que desarmonizam nossa estrutura interior.Gostaria que meu filho percebesse as coisas boas dos dois lados, entretanto, sem perder de vista as questões que precisam ser repensadas.   

Retornei a questão principal e perguntei  sobre o que ele achava da religião e da ciência. Fui além , indaguei porque era tão importante para ele ter uma resposta. E no final ele respondeu, em suas próprias conclusões, dizendo,  que os dois estão certos  e explicou o porquê. Mas essa é uma outra história que remonta as origens e dizem respeito a criação.Crianças possuem a capacidade extraordinária de ver beleza e simplicidade em tudo.

Recentemente, por  razões espirituais, trouxe alguém de fé, da igreja, para abençoar nossa casa, nossas vidas..


E no final qual não foi a minha surpresa. Recebi um convite para a exposição sobre: quem foi o homem  do Santo Sudário...Fiquei,  momentaneamente, sem palavras..Dessa vez não precisei ir a Itália, foi você que veio a mim.. Como explicar o reencontro com o mistério do sudário  em minha casa depois de todos esses anos..?

O que  o desencadeamento lógico de todos esses  eventos dizem, não sei precisar.
Pressinto, intuitivamente,  o fechamento de um ciclo e o renascimento de algo importante.
Ainda não sei o que tudo isso traz de significativo e real as nossas vidas.
Dizem que o pai, verdadeiro, reconhece as necessidade dos seus filhos.
Talvez tenhas sondado meu coração.

Como disse, anteriormente, não acredito em coincidências...




Nenhum comentário:

Total de visualizações de página